Contraste
Alt + 1

Diminuir fonte
Alt + 2

Aumentar fonte
Alt + 3

ARTE

"Estudar Arte é um exercício que ajuda a transformar as pessoas e a abrir a sensibilidade para a vida." - Jandira Lorenz

Olá estudantes! Tudo bem com vocês?

Sabemos que a situação do país está complicada por conta de um vírus (Covid 19), por isso as aulas foram suspensas não só em Criciúma, mas no mundo inteiro.

Então galera, vamos aproveitar esse momento para conhecer um pouco mais sobre a Arte, ampliar o repertório artístico e cultural?

A Arte está presente em todos os lugares, faz parte de nossa cultura e história. Ela nos possibilita desenvolvermos nossa criatividade, imaginação e senso crítico. Cada clique vai lhe possibilitar viver experiências incríveis nesse mundo cheio de mistérios.

Realizamos uma seleção de atividades que envolvem as diversas linguagens da Arte: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Convidamos você para apreciar e refletir sobre a Arte, nos acompanhar nessa aventura inesquecível.

CURIOSIDADE

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

Quando falamos em Arte, Pintura, Desenho, Gravura (entre outros) uma das coisas imprescindíveis na composição são os elementos linguagem visual. Pontos, linhas, cores e formas são e fazem parte universo criativo.

Vamos falar de linhas e pontos? O ponto é o começo de tudo e a linha constitui-se de uma sequência de pontos. Agora observe ao seu redor! Consegue perceber como as linhas estão presentes? Observe através da janela... observou?

A linha está presente na sua casa, na rua, na natureza. Agora vamos criar uma composição com apenas linhas e pontos?
Clique Aqui

CONTEÚDO

MÚSICA

Você sabia que a música é uma das linguagens da Arte? Pela música podemos expressar aquilo que sentimos, o que desejamos, o que pensamos.

Entendemos por música a combinação dos sons de maneira harmoniosa. Ela pode ser criada utilizando instrumentos musicais, a voz, objetos, materiais alternativos e até os sons do corpo, como palmas e estalos. Existe grupos que trabalham apenas com percussão corporal.

Vamos conhecer alguns:

⦁ Barbatuques:

 

 


⦁ The Percussion Show Presents:

 

⦁ Tarambé Percusión Corporal:


Você pode pedir ajuda para seus familiares e criar composições utilizando os sons do corpo. Temos certeza que será uma experiência incrível!

 


ARTES CÊNICAS

Quando falamos de Artes Cênicas, estamos nos referindo às artes performativas que são apresentadas em um palco ou lugar destinado à expectadores. Ela abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão como: Teatro, Música e Dança.

Você sabia que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma tradicional escola de balé existente na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina e é a única filial do mundo, a matriz fica na cidade de Moscou na Rússia.

Vamos apreciar o espetáculo realizado pela escola de Joinville?


ARTE DE SANTA CATARINA

Vamos aprender um pouco sobre o que é arte? Arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio.

Agora iremos conhecer alguns artistas do nosso estado pelo vídeo.

 

 


Entre os artistas de Santa Catarina, queremos apresentar para você Tereza Martorano. Ela é natural de São Joaquim e é um dos grandes nomes da pintura naif do Brasil. Sua pintura retrata uma forte convivência com a natureza por meio de traços simples e pinceladas coloridas. Pássaros, flores, araucárias, formigas são retratados em suas pinturas, registrando a fauna e flora da serra catarinense.


Obra: Minha árvore, minha alma.
Fonte

Inspirados nas obras da artista, e no livro “Poemas que a terra escreve: árvores de Tereza Martorano” quando ela pergunta: “e se todo sentimento e atitude crescessem em nós como árvores, que tipo de paisagem seríamos?”

Convidamos você para criar uma composição para responder à pergunta: Se você fosse uma árvore, como seria? Você pode usar desenho, colagem e pintura. Nesse momento, o que não pode faltar é criatividade. Você pode compartilhar conosco sua composição. Poste no instagram e marque @prefcriciuma.

Se quiser conhecer outras obras da Tereza Martorano, só clicar no link.
Clique Aqui

 

 


ARTE BRASILEIRA

A semana da Arte Moderna foi uma manifestação artística cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias e exposições de obras. Com o objetivo de superar o academicismo, os artistas buscaram inspiração em tendências europeias, como o Cubismo, Fauvismo, Expressionismo, entre outros. Entre os artistas que participaram da semana, podemos citar:

Mário de Andrade (1893 - 1945)
Oswaldo de Andrade (1890 - 1954)
Tarsila do amaral (1886 - 1973)
Victor Brecheret (1894 - 1955)
Anita Malfatti (1889 - 1964)
Heitor Villa Lobos (1887 - 1959)
Di Calvacanti (1897 - 1976)

Agora que você conheceu um pouco sobre esse momento da História da Arte do Brasil, convidamos para testar seus conhecimentos e aprender mais. Vamos jogar?
Clique Aqui


ARTE INTERNACIONAL

A Monalisa é uma das obras mais famosas no mundo. Ela foi pintada por Leonardo da Vince de 1503 a 1506. Também conhecida como La Giaconda, a obra desperta muita curiosidade. Existem várias histórias a partir dela, você conhece alguma?

A obra faz parte do acervo do museu Louvre, em Paris. Quer conhecer um pouco mais sobre ela?
Clique Aqui