Contraste
Alt + 1

Diminuir fonte
Alt + 2

Aumentar fonte
Alt + 3

PROEJA (Língua Portuguesa)

Olá, pessoal!
 

CONTEÚDO

Gênero Textual Poema

Vamos ler um pouco de poemas nesses dias tão reflexivos? Lembrando que, assim que retornarmos às aulas, daremos continuidade ao nosso projeto “Varal Literário”. Por isso, vamos continuar ampliando nossos horizontes e estimulando nossa criatividade e expressividade. Para isso, um breve conceito sobre este gênero: gênero textual composto em linhas breves, ou seja, versos e também estrofes. É uma oposição ao texto escrito em prosa com orações, períodos e parágrafos longos.

Num poema, as palavras se estruturam em estrofes, rimas e métricas. Poema vem do grego “poein” que quer dizer “compor, fazer, criar”. É bom salientar que nem todo poema contêm poesia. Outra característica do poema está relacionada à disposição de seus versos e também outros elementos estruturais. Existem nomes e classificações específicas para cada tipo de poema, por exemplo: Rapanha, Haicai, Poema – Colagem, Soneto, Poema Dramático, Figurado e Epopéia, apenas para citar alguns.

A história do poema tem início nas letras de acompanhamento de peças musicais, até a Idade Média os poemas eram cantados, posteriormente o poema foi separado do acompanhamento musical.

Trago aqui, como sugestão de leitura, um trecho do poema:
 

 


Após a leitura deste lindo poema, da obra Via Láctea, de Olavo Bilac, que você poderá baixar na íntegra através do link:

Clique Aqui

⦁ Vamos responder os questionamentos?
⦁ Você escuta a natureza?
⦁ Você escuta seus pensamentos?
⦁ Quais os sons desta tarde?
⦁ Tente ouvir além dos ruídos e crie seu próprio poema. Fica aqui a minha dica em tempos de fake News.


Um fraterno abraço e boas produções textuais, nos reencontraremos em breve!